
Barrosã
A raça Barrosã, deve o seu nome ao planalto do Barroso, uma região classificada pela FAO como património Agrícola Mundial. O seu método de produção varia consoante o local de origem, no Planalto do Barroso estes animais são alimentados essencialmente à base de feno de culturas da região, enquanto no Minho são alimentados com forragens verdes, palhas de milho e azevém.
Habitantes ancestrais das terras altas do Norte de Portugal, os bovinos barrosões são herdeiros naturais de um património genético, transportando e preservando a genuinidade e a autenticidade de uma raça famosa também pela carne inigualável que produz.
É uma raça de dupla aptidão, trabalho e carne, sendo reconhecida internacionalmente pela “Carne Barrosã” – DOP, produto certificado. Com cor rosada a vermelha escura, a carne é deveras tenra, extremamente suculenta e muito saborosa, fornecendo-lhe uma qualidade ímpar.
Na verdade, trata-se de uma combinação vencedora da genética com o método de maneio que garante o sabor e a suculência da carne barrosã, a mais premiada das carnes autóctones nacionais e uma referência emblemática da bovinicultura nacional.